-
Arquitetos: Studio Heech
- Ano: 2023
-
Fotografias:Jaeyi Kim, Hyunsik Yang
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão Volvo Circle, todo feito com materiais leves e mínimos, representa uma visão de sustentabilidade. Não apenas um local esteticamente belo, mas um espaço onde todos os materiais são totalmente reutilizados e reciclados, circulando e encontrando novos usos, minimizando o impacto ambiental. A cobertura do pavilhão, feita de Tyvek fino e leve, é desmontada e reutilizada como placas de plástico reciclado para o mobiliário público, enquanto os bancos modulares, feitos de madeira estrutural descartada, são totalmente reciclados e doados. A estrutura de aço minimalista que suporta o pavilhão é desmontada e reutilizada, e quase todos os elementos são pré-fabricados e instalados no local para reduzir o impacto ambiental e as emissões de carbono geradas na obra.
O pavilhão foi criado por meio de colaboração com artesãos, engenheiros e fabricantes de várias áreas, que se uniram com uma clara ambição de sustentabilidade. A Front INC trabalhou na criação de uma estrutura minimalista e leve, enquanto a DSLSM, especializada em trabalhos eco-friendly com Tyvek, colaborou na produção de placas de plástico reciclado, promovendo a circulação e o uso responsável dos materiais.
O Tyvek, um material impermeável com propriedades similares ao papel, possibilita a criação de diferentes padrões ao ser cortado com uma faca, gerando sombras tridimensionais. Essas sombras são uma metáfora para a luz (Komorebi) que atravessa as folhas na floresta. Os visitantes experimentam um espaço repleto de luz e sombra, em constante transformação. O Tyvek utilizado é reciclado e transformado em placas de plástico para o mobiliário, enquanto a estrutura de aço é reciclada na Hyundai Steel Works e os bancos modulares são doados para escolas primárias, creches e bibliotecas infantis na região de Seul.